História do Local

A história do galpão, hoje ocupado pelo CASATELIER, começa no final do século XIX, período no qual grandes indústrias aportam na Península de Itapagipe, um dos lugares mais atraentes de Salvador e que reúne um rico patrimônio histórico e arquitetônico, além de belas paisagens. Nessa Península existia no século XX a quase totalidade das principais industrias de Salvador, a saber, de óleos vegetais, sabões, velas, de preparação de cacau, entre outras.

A Crush, que à época não produzia refrigerante, foi a empresa responsável por construir as primeiras instalações industriais onde hoje está o galpão. Posteriormente, já no início do Séc. XX, o espaço foi ocupado pela empresa Monsanto, e em seguida pela Joanes Industrial. Esta última, concebida por um holandês em 1946, almejava produzir produtos farmacêuticos, mas, o projeto não se viabilizou por limitações tecnológicas da época, implicando na redefinição do negócio, que passou a ser fabricação de derivados do cacau.

Cinquenta e três anos depois, a experiência de um artista e professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia aliada à visão de empresários locais, deram um novo sentido para o 2º piso do galpão, arquitetonicamente transformado em Loft. E, em uma tarde de maio de 1999 surge o “Atelier de Luiz Mário”. Inicialmente sem luz natural, instalações hidráulicas e ventilação, exuberava, no entanto, uma acústica inimaginável. E a beleza do lugar foi revelada pelas grandes janelas que foram abertas, a partir das quais as tranquilas águas do mar puderam então compor o cenário, como seu principal plano de visão. O espaço serviu ainda como moradia do artista e residência para professores de artes plásticas, estrangeiros, que desenvolviam pesquisas acadêmicas na Bahia, até que um novo e inovador destino fosse idealizado para o antigo galpão –  O CASATELIER.

SÉRIE AZUL, sem data, (acrílico sobre tela) - tamanho 30 x 30

Casa + Design + Arte = CASATELIER

O CASATELIER foi inaugurado em janeiro de 2000 com a proposta de atuar no mercado de eventos em Salvador. Com uma localização privilegiada, de frente para as águas da Baía de Todos os Santos, um dos principais cartões postais da Cidade Baixa, reunindo as melhores condições para recepcionar eventos sociais, corporativos, gravações de comerciais, cerimônias religiosas, encontros gastronômicos, entre outros.